quinta-feira, 4 de junho de 2015

Intercâmbio de jovens da Rotary

Você tem interesse em aprender um novo idioma e vivenciar uma nova cultura em um país estrangeiro? O Intercâmbio de Jovens da Rotary pode ser uma boa opção para realizar esse desejo. A organização envia mais de 8 mil estudantes para países estrangeiros todos os anos com o objetivo de promover a compreensão mundial e motivar o aprendizado dos intercambistas sobre si mesmos e seus países de origem.

Através dessa modalidade de intercâmbio, os jovens podem passar de algumas semanas a um ano inteiro como estudantes internacionais recebidos pelos Rotary Clubs locais. Segundo a Rotary, os intercâmbios são indicados para pessoas de 15 a 19 anos que demonstraram liderança em suas escolas e comunidades, sejam flexíveis e estejam dispostos a experimentar coisas novas, estejam abertos a diferenças culturais e possam servir como embaixadores de seus próprios países.

Os Rotary Clubs locais recebem os estudantes e fornecem acomodação e refeições com uma família anfitriã, além de uma pequena mesada. Geralmente, as passagens aéreas de ida e volta, o seguro, os documentos de viagem (como passaportes e vistos), dinheiro para despesas gerais e de passeio, viagens adicionais são de responsabilidade dos participantes.

Experiência com a Rotary
O estudante de Engenharia Mecânica Justin White decidiu fazer um intercâmbio com Rotary no segundo ano do ensino médio depois de conhecer alguns estudantes internacionais que estavam nos Estados Unidos, seu país de origem."Eles me inspiraram a fazer algo diferente depois do ensino médio,e eu queria sair da minha zona de conforto", contou.

Justin explica que o intercâmbio funciona através do envio de um estudante para uma cidade anfitriã e algum estudante desse lugar vai para a cidade do outro. "O estudante então vai morar com uma família e frequenta a escola como um jovem normal que mora no lugar", relatou.

Ele conta também que não escolheu o país no qual fez o intercâmbio: a Colômbia. "Eu queria aprender espanhol e disse para eles que queria ir para a América do Sul, mas não para o Brasil".

Justin avalia sua experiência no exterior como muito positiva. "Eu sinto que essa experiência é a que exerceu mais influência em quem eu sou hoje e em quem eu aspiro ser", afirmou.

Sobre a Colômbia, o estudante conta que existem muitas coisas que ele gosta no país. "Existem tantas coisas que eu gosto na Colômbia. Por exemplo, a comida, a cultura, mas definitivamente o que eu mais gosto é da atitude que os colombianos têm em relação ao mundo ao seu redor", disse.

No futuro, Justin pensa em morar no exterior novamente. "Eu definitivamente planejo viver em um país estrangeiro de novo, Mas se você me perguntar onde, eu não sei. O mundo é um lugar grande. Vamos ver onde a vida me leva", conclui.

Assista o depoimento do estudante abaixo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário